quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sistema Esqulético

O esqueleto humano é um endoesqueleto, colocado entre os tecidos moles do corpo capaz de crescer, se adaptar e se reparar. Ele desempenha várias funções: suporte, desenvolvimento, proteção, estoque de minerais e formação de célula no sangue (homopoiese). Constitui-se de 206 ossos, sendo classificado de acordo com sua forma em: ossos longos, curtos, planos e irregulares.





O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).


Desenvolvimento

  • O sistema esquelético desenvolve-se a partir de células mesodérmicas do embrião, na maioria dos ossos o mesênquima condensado sofre condrogênese para formar modelos cartilaginosos para os ossos. Existe dois tipos de osteogênese: ossificação intramembranosa- quando os tecidos embrionários ainda são do mesoderma indiferenciado (mesênquima) e se as células mesodérmicas se trasformam em células produtoras de cartilagem antes do início da formação do osso, é chamada de ossificação endocondral. Neste processo a estrutura esquelética tem início como cartilagem, que é então substituída por osso.

  • As articulações desenvolvem do mesênquima interzonal existente entre os primórdios dos ossos e são classificadas como: articulações fibrosas, articulações cartilaginosas e articulações sinoviais.

  • A coluna vertebral e as costelas desenvolvem-se a partir de células mesenquimais derivadas dos esclerótomos dos somitos, cada vértebra é formada pela fusão de uma condensação da metade caudal de um par de esclerótomos com a metade cranial do par de esclerótomos subjacentes.
  • O esqueleto apendicular desenvolve-se a partir da ossificação endocondral dos modelos cartilaginosos, que se formam do mesênquima dos membros em desenvolvimento.











Raquitismo e Osteomalácia

O raquitismo e osteomalácia resultam de desmineralização e subsequente amolecimento dos ossos. O raquitismo ocorre nas crianças, enquanto osteomalácia refere-se ao amolecimento dos ossos do adulto. Estas condições são devidas à deficiência de cálcio, fósforo ou vitamina D, ou à falta de luz solar. A vitamina D3, metabolicamente transformada, facilita a absorção de cálcio e de fosafato no intestino pela corrente sanguínea, tornando-os disponíveis para formação do osso. Os raios ultravioletas da luz solar provêm o corpo de vitamina D3. Nas crianças, os ossos amolecidos podem sofrer abaulamentos, resultando em pernas encurvadas ou em peito-de-pombo.




Recomposição do esqueleto

Nossos ossos parecem pétreos, feito de mármore, mas, na verdade, são porosos. Ao contrário do que se pode imaginar, eles estão em constante processo de recomposição, uma vez que são formados por células que vão sendo absorvidas e renovadas permanentemente, de tal forma que a mais ou menos cada dez anos nosso esqueleto se refaz inteiro.Com o passar da idade, a velocidade de absorção aumenta e a velocidade de formação das células ósseas diminui. Resultado: o esqueleto vai ficando progressivamente mais poroso, perde resistência aos esforços e começam a surgir fraturas especialmente no pulso, na coluna e nos quadris, às vezes causadas por pequenos impactos como os provocados por um espirro, por exemplo.Esse processo de rarefação que caminha do osso normal até o mais poroso chama-se osteoporose, doença para a qual existe prevenção e tratamento.




Curiosidades:
  1. Os ossos já estão presentes desde as primeiras semanas de vida no útero materno e ficam completamente formados por volta dos 25 anos de idade.


  2. Os bebês nascem com estruturas entre alguns ossos do crânio, chamadas fontículos, popularmente chamadas "moleiras". São estruturas frágeis que com o passar dos anos tendem a desaparecer. Existem para permitir a passagem do bebê pelo canal vaginal no parto e crescimento do encéfalo.


  3. Enquanto o esqueleto de um indivíduo adulto é formado geralmente por 206 ossos, o de um recém nascido tem 270.
  4. No fim da 12° semana, centros de ossificação primária aparecem no esqueleto, especilamente no crânio e nos ossos longos.
  5. A ossificação do esqueleto do feto é ativa e os ossos são claramente visíveis nas imagens de ultra-som no início da décima sexta semana.




Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP)



FOP é uma doença muito rara que faz com que partes do corpo como os músculos, tensões e ligamentos se transformem em ossos quando são danificados. Isso faz comumente que as articulações se fundam evitando o movimento. A remoção da ossificação é ineficaz, pois volta a crescer novamente similar a um processo de cicatrização. A doença é tão rara que normalmente é erroneamente diagnosticada como um possível câncer, levando os médicos a realizarem biópsias, o que aumenta o crescimento dos calos ósseos. O caso mais famoso é o de Harry Eastlack que teve o seu corpo tão ossificado que ao final da vida movia apenas os lábios. Seu esqueleto está exposto no Museu Mütter, nos EUA.
















Síndromes de Acrocefalosindactilias



As síndromes de Acrocefalosindactilias representam uma doença rara polimórfica consistindo de pelo menos uma acrocefalia e uma sindactilia. Nesta síndrome a acrocefalia está relacionada com a cranioestenose com uma prematura e quase completa solda do osso frontal e sutura sagital, resultando em uma deformação vertical do plano occipício. A sindactilia nesta síndrome pode envolver os dedos das mãos.





35 comentários:

  1. Adorei o texto.Batante informativo e de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, pois nos revela a anatomia humana e alguns problemas e curiosidades...É interessante todos estarem a par desse assunto...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o trabalho de vcs, vocabulário acessível a todos e bem informativo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, pois nos revela a anatomia humana e embrionária e alguns problemas e curiosidades...É interessante todos estarem a par desse assunto...Sou do curso de ciências biológicas(UFS), 2° período.

    ResponderExcluir
  5. aee meninas ficou mt legal o blog =D
    enfermagem(UFS), 3º periodo

    ResponderExcluir
  6. parabens pelo blog, mt legal!!enfermagem, 3º periodo

    ResponderExcluir
  7. Meninas adorei o trabalho de vcs.Achei interessante pois é bastante informativo e acessível!Sou Betânia do curso de enfermagem, 4º período.

    ResponderExcluir
  8. gostei muito do trabalho que vces fizeram pois ele esta bem explicativo.Mt legal o blog!Estão de parabéns

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do trabalho de vcs,pois souberam enfatizar o assunto de forma bem elaborada, de fácil entendimento para as pessoas. Sou do curso de Enfermagem, 2º período.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o blog, o assunto foi abordado de forma bem facil de se compreender. Parabéns


    Fabiana Soares Nutrição 1º periodo UFS

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, informações muito interessantes. nutrição, 1º período.

    ResponderExcluir
  12. Meninas estão de parabéns!!!

    Sacha.Enfermagem-UFS-3ºperíodo

    ResponderExcluir
  13. Gostei mto do blog bastante ilustrativo e informativoo parabéns, enfermagem 1periodo

    ResponderExcluir
  14. Mto interessante parabééns meninas...

    ResponderExcluir
  15. meninas ficou muito bom o blog de vcs!!!Adorei!!!

    ResponderExcluir
  16. Camilla Rocha Guimarães --> enfermagem

    Muito bom meninas.. conteúdo claro, objetivo e instigante.. estão de parabénsss

    ResponderExcluir
  17. Que orgulho dessas meninas! um blog informativo e sério!!! parabéns! Sugiro que vcs enviem links de blogs legais assim para o nosso email da turma!

    ResponderExcluir
  18. Faço a área da saúde e gostei muito do trabalho q vcs fizeram.... Ficou muito bem explicado! Parabénsss

    ResponderExcluir
  19. muito bom o blog viuu meninas.
    parabens!

    odontologia, 4ºperiodo

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. muito interessante..
    gostei muito do jeito que voce organizo esse seu blog..
    mostrou de forma clara, praticamente tudo do sistema esqueletico...
    voce esta de parabens... bjoo

    Fisioterapia, 3ºperiodo

    ResponderExcluir
  22. Mires miga adoreii o blog..vcs estão de parabéns!!Beijaum SUCESSO

    ResponderExcluir
  23. ta muito bom esse blog!!!!
    parabens amigas!!!

    mayara, enfermagem, 3º periodo

    ResponderExcluir
  24. Meninass, Parabéns! Adorei o blog de vcs!

    Mara- enfermagem/ufs- 3º periodo!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns garotas! Gostei bastante da abordagem das patologias ósseas.

    Kaio - Medicina 5º período

    ResponderExcluir
  26. Parabéns!!Um dos blogs mais bonitos q eu vi até agora!!!Os textos estão bem legais tb!!Bjus
    Gabriella Duarte 3º período de enfermagem UFS

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito do blog bastante interessante...parabééns meninas!!!

    ResponderExcluir
  28. Ficou muito bem explicado, ficou muito bom o blog viuu meninas!!

    Fisioterapia - 3º periodo

    ResponderExcluir
  29. meninass ta lindoo o blog d vcs!!!
    muito interessante!!as fotos esrâo massa tb!!


    Andreia-enfermagem 3ºperiodo

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo blog, está bem objetivo
    Ricardo Medicina 9º periodo

    ResponderExcluir
  31. Sou suspeita mas tá lindoooo!! ^^ kkkk
    Vlw gatinhas ;**
    Léa Melo - enfermagem 3º período

    ResponderExcluir
  32. Muito interessante meninas...adorei!!!
    Monique Nutrição 3º período

    ResponderExcluir
  33. O blog tá massinha "girls".... bom trabalho = ]

    ResponderExcluir
  34. Graphite Titanium Babyliss Pro - Home - Titsanium
    Product Dimensions ‏: titanium canteen ‎: 1.8 x 4.5 x 11.5 inches grade 5 titanium Material: Stainless Steel; Manufacturer: titanium hair trimmer Titsanium micro touch trimmer Engineering Systems; Size: 1.2 titanium 3d printing x 10.1 x 4.5 inches; Weight: 0.8 ounces

    ResponderExcluir